Notícias

Trechos “perdidos” de O Senhor dos Anéis de Bakshi são apresentados pelo filho

By 24 de março de 2014 10 Comments

Ralph Bakshi (29 de outubro de 1938) é um animador americano, bem conhecido por ter feito a primeira adaptação do livro O Senhor dos Anéis como desenho animado em 1978. O diretor Ralph Bakshi se deparou com as obras de Tolkien bastante cedo em sua carreira, e fez diversas tentativas de produzir O Senhor dos Anéis como um filme de animação até que recebeu investimento do produtor Saul Zaentz e da distribuidora United Artists.

O filme é notável por seu extensivo uso de rotoscopia, uma técnica na qual as cenas são primeiramente filmadas ao vivo e depois desenhadas em células de animação, apresentando grande realismo. Embora o filme tenha sido um sucesso financeiro rendendo mais de US$30 milhões em bilheteria, ele teve uma recepção mista dos críticos, e os distribuidores originais se recusavam a financiar a continuação que cobriria toda história. Contudo, o filme criou uma nova onda de interesse na obra de Tolkien, inspirando a produção de várias outras adaptações. Sabe-se, por exemplo, que Peter Jackson foi em grande parte influenciado pela ação dirigida por Bakshi.

Recentemente, Eddie, filho de Bakshi, apresentou no facebook trechos cortados e, até então “perdidos”, de O Senhor dos Anéis de Bakshi. Um deles apresenta a cena de luta entre Gandalf e Balrog em Moria, que originalmente tinha apenas 30 segundos no filme. Confira:


 
lotr_1978

Legado

O filme foi adaptado para quadrinhos com a arte do artista espanhol Luis Bermejo, sob licença da Tolkien Enterprises. Três edições foram lançadas no mercado europeu, começando em 1979, e não foram publicadas nos Estados Unidos ou traduzidas pata o inglês por problemas de direitos autorais.

O filme de Bakshi gerou interesse suficiente no trabalho de Tolkien para provocar um especial animado de TV produzido pelo estúdio de animação Rankin-Bass baseado em o Retorno do Rei e mais uma adaptação completa de O Senhor dos Anéis para a Rádio BBC. Nesta produção, Michael Graham Cox e Peter Woodthorpe reprisaram seus papéis como Boromir e Gollum, respectivamente.

A Warner Bros. (a detentora dos direitos da biblioteca da Rankin-Bass pós-1974 e da maior parte do histórico teatral de Saul Zaentz) lançou O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Retorno do Rei em VHS e DVD, tanto em separado como em uma caixa, Em 2003, a Online Film Critics Society ranqueou a animação como a 90ª melhor de todos os tempos.

Confira o filme de Bakshi:

Com informações de Complex Pop Culture e Valinor

 

10 Comments

Leave a Reply